Quem sou eu

Minha foto
A Umbanda tem como objetivo fundamental a libertação espiritual dos seus seguidores, protegendo as pessoas e incentivando-os à prática do bem e da caridade, sob o amparo do Evangelho deixado por Jesus Cristo. As sessões de Terreiro trazem importantes contribuições ao progresso espiritual de seus freqüentadores, sejam eles Médiuns ou Consulentes, buscando o intercâmbio com Deus e a Espiritualidade Superior, trazendo para todos fluidos benéficos de paz, saúde espiritual e até mesmo saúde física;

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PONTOS P/ OXOSSI

OKÊ ARÔ ODÉ
Quem manda na mata é Oxossi
Oxossi é caçador, Oxossi é caçador
Eu vi meu pai assobiar
Eu já mandei chamar
É de Aruanda êeee
É de Aruanda êeee
Seu Pena Roxa é de Aruanda
É de Aruanda êeee
Caboclo roxo
Da pele morena
É Seu Oxossi
Caçador lá da Jurema
Ele jurou e tornou a jurar
E ouviu os conselhos
Que a Jurema veio dar
Não chores não,
Caboclinho, pra que chorar
A casa é sua Caboclinho
Prá trabalhar
Oi abra a porta
E venha receber
Seu Ogum de Ronda
E o meu pai Obaluaê
Ele é caboclo é Flecheiro
tumba na calunga
e matador de feiticeiro
tumba na calunga
ele vai firma seu ponto
tumba na calunga
ele já firmo é na Angola
tumba na calunga
Ele atirou
Ele atirou e ninguém viu
Só seu Flecheiro é que sabe
A onde a flecha caiu
Ele atirou!
Arreia capangueiros,
Capangueiros da Jurema,
Arreia capangueiros,
Capangueiros da Jurema. (bis)

Que lindo capacete de pena,
Tem Cabocla Jurema.
é lindo e Oxalá foi que lhe deu
Ê ê ê ê ê á, ê ê ê ê ê á...
Caboclo, pega a sua flecha
Pega o seu bodoque, o galo já cantou
O galo já cantou na Aruanda
Oxalá lhe chama para sua banda
Um caçador na beira dum caminho,
Oi não me mate essa coral da estrada,
Ela abandonou sua choupana caçador,
Foi no romper da madrugada
caçador.
Vestimenta de caboclo
É samambaia, é samambaia. (bis)
Saia caboclo, não se atrapalhe,
Saia do meio da samambaia. (bis)

Tambor! Tambor!...
Vai buscar quem mora longe,
eu vi Oxossi nas matas,
Ogum no Humaitá
Meu Pai Xangô la nas pedreiras,
O Iansã, oi Iemanjá,
Lá na Jurema,
Debaixo de um pé de Ingá,
Lá onde a lua clareia os caboclos,
Eu vi o seu Pena Branca passar.
Jurema, Jurema,
Salve o seu Juremá. (bis)
Na mata virgem o sabiá cantou,
E lá no céu a Estrela brilhou
Oh! Sarava seu pena roxa Caranga
Na Mata virgem ele é caçador
Caboclo firma ponto,
Na pontinha do cipó.
É meia-noite na lua,
É meio-dia no sol.
A mata estava escura,
A lua iluminou,
E foi Oxossi quem mandou
Mas ele é Rei, ele é rei, ele é Rei,
Mas ele Rei na umbanda ele é rei,
Eu vi chover,
eu vi relampear,
Mas mesmo assim o céu estava azul.
Sambore pemba folha da Jurema,
Oxossi reina de norte a sul.
Sindolerê auê cauiza,
Sindolerê é sangue real,
Se ele é filho,
Eu sou neto da Jurema.
Sindolerê auê cauiza,
Cauiza não é rei, é um Orixá,
Cauiza não é rei, é um Orixá
Caboclo apanha a sua flecha,
Apanha o seu bodoque,
O galo já cantou. (bis)
O galo já cantou lá na Aruanda,
Oxalá lhe chama,
Para a sua banda. (bis)

A Coral é sua cinta,
A Jibóia é sua laça
Óia zúa, quizúa, quizúa aê
Caboclo mora na mata.
Ai não me toque na espada de Ogum,
Mas não me bula na machada de Xangô,
E não me mexa com as Flechas de Oxossi,
Pois na mata tem um Índio caçador,
Os Caboclos vão embora,
Vão para sua cidade la no Jurema.
Saudades dos seus filhos levam,
Mas em outra gira, eles vão voltar
Adeus, Adeus
Adeus, meus caboclos adeus
Os meus Caboclos,
Quando vêm da mata,
Trazem na cinta uma Cobra Coral.
É uma Cobra Coral, oi é
Oi é uma Cobra Coral
Meu passarinho azulão,
Quando voa não senta chão. (bis)
Que linda é a cabocla Jurema,
Saiote de Pena e bodoque na mão
Oxossi é Rei no Céu,
Oxossi é Rei na Terra.
Ele não desce do Céu sem coroa,
E sem a sua munganga de guerra.
Ele não desce do Céu sem coroa,
E sem a sua munganga de guerra. (
Oxossi assobiou, oi lá no Humaitá,
Oxossi assobiou, oi lá no Humaitá,
É Ogum quem está de ronda,
Cavaleiro de Oxalá, (bis)
É Ogum quem está de ronda,
Na porta desse Congá, (bis)
Ele só da entrada,
Para os filhos de Oxalá.
Caboclo não tem caminho,
Para caminhar, (bis)
Ele passa por cima da folha,
Por baixo da folha,
Em qualquer lugar...
Ele passa por cima da folha,
Por baixo da folha,
Em qualquer lugar...Okê Caboclo!
Que lindo é pisar de um caboclo,
Pisa na areia no rastro dos outros,
Salve a sereia, Salve Iemanjá,
Salve os Caboclos da beira do mar
Um Caboclo bom
É irmão do outro,
Um é Sete Flechas,
E o outro Arranca Toco.
Se meu Pai é Oxossi
Quero ver balançar. (bis)
Areia, arreia,
Capangueiros da Jurema, ô Juremá.
No tronco de uma árvore eu vi,
Eu vi amarradas suas mãos,
Era Oxossi o Rei das Matas,
O meu glorioso São Sebastião
Ogam segura o toque
Com Deus e a Virgem Maria (bis)
Por Oxalá meu Pai
Saravá seu Ventania
Por Oxalá meu Pai
Saravá seu Ventania
Caboclinha da Jurema
Onde é que você vai?
Vou pra casa de Odé,
no terreiro de meu Pai
é de Aruanda êee
é de Aruanda aah
Um grito na mata ecoou
Seu Pena Branca que chegou
Com sua flecha e cocar na Umbanda
Pra seus filhos saldar
Jurema do Juremeiro,
Do Tronco de Juremá. (bis)
Saravá Arranca Toco,
E a Cabocla Giruá. (bis)
La naquela floresta,
Tem uma serra morena. (bis)
Onde o luar clareia,
Todo o Povo de Jurema. (bis)
Jurema do Juremê,
Jurema do Juremá,
É uma cabocla de pena,
Vamos todos sarava.
O piô, piô, o piá, piá... (bis)
Ôoo juremê, ôoo juremá...
Sua flecha caiu serena,
Ôoo Jurema,
Dentro desse gongá. (bis)
Salve Oxossi rei das matas,
Salve São Sebastião,
Salve a Cabocla Jurema,
Que nos deu a proteção,
Ôoo Jurema.
Ôoo juremê, ôoo juremá...
O leão na mata urrou,
Jurema o foi caçar,
Jurema é caçadora,
E o seu pai é Oxalá.
A Cabocla Iracema,
Vem trazendo a estrela guia. (bis)
Vem cobrindo os filhos seus,
Com o manto da Virgem Maria.
Iracema vem descendo de Aruanda,
Trazendo pemba pra salvar
Filho de Umbanda,
Ela é cacique, flecheira e atiradora,
Lá na Aruanda Iracema é vencedora
Assobia, assobia...
Ele assobiou!... (bis)
Cadê seu Oxossi na mata,
Que ainda não chegou!...(bis)

Quero ver arder,
Quero ver queimar.
Feiticeiro que atira,
Tem que saber atirar.
Estava No Alto Da Serra
Quando Escutei Uma Coral Piar!
Mas Ela Estava Ferida
Espetada Numa Lança De Tupinambá
Caboclo Arranca Toco,
A tua luz é minha guia,
Tu és Oxossi,
És filho da Virgem Maria,
A tua luz ilumina no escuro,
Todos os filhos do Terreiro,
Estão seguros.
Quem quer viver sobre a terra,
Quem quer viver sobre o mar,
Salve a Cabocla Jandira,
Salve a Sereia do Mar.
Oê, oê, oê... oê, oê, oa...
Oê, oê, oê... Jandira. (bis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário