Quem sou eu

Minha foto
A Umbanda tem como objetivo fundamental a libertação espiritual dos seus seguidores, protegendo as pessoas e incentivando-os à prática do bem e da caridade, sob o amparo do Evangelho deixado por Jesus Cristo. As sessões de Terreiro trazem importantes contribuições ao progresso espiritual de seus freqüentadores, sejam eles Médiuns ou Consulentes, buscando o intercâmbio com Deus e a Espiritualidade Superior, trazendo para todos fluidos benéficos de paz, saúde espiritual e até mesmo saúde física;

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

HIERARQUIA NUM TERREIRO

A hierarquia de um Terreiro de Umbanda é subdividida em dois comandos distintos, à saber:
  • Cúpula Espiritual
  • Cúpula Material
   
CÚPULA ESPIRITUAL:
a Cúpula Espiritual é formada por três Entidades congêneres, semelhantes ou afins quanto à missão terráquea.
Existe entre eles uma hierarquia singular, formando um triângulo eqüilátero perfeito, sendo que a Entidade do vértice superior do triângulo é o Orientador, que será substituído, em caso de necessidade, primeiro pela Entidade do angulo direito da base do triângulo e depois, na sua falta, pela Entidade do angulo esquerdo da base.

As demais Entidades incorporadas, assim como todos os participantes do terreiro, acatam e fazem cumprir as ordens emanadas da Cúpula Espiritual.
    
CÚPULA MATERIAL:
a Cúpula Material é comandada pela Mãe Pequena.
   
HIERARQUIA MATERIAL
NO TERREIRO DE UMBANDA
   
MÃE PEQUENA (ou Pai Pequeno):
é o responsável material pelas ordens, quer espirituais, quer materiais, emanadas da Cúpula Espiritual.
É quem controla todos os médiuns, quer na disciplina, quer na pontualidade, quer nos uniformes, quer na organização de obrigações, festividades, enfim toda a parte material dos rituais de um terreiro.
É também o Cambone Especial do Guia Chefe (Orientador Espiritual ou seu substituto), tendo sempre uma IAÔ, a que tiver melhores aptidões, para substituí-la, em caso de necessidade.
   
CAMBONE DE EBÓ:
subordinado diretamente à Mãe Pequena, sendo o único responsável, por todas as entregas negativas do Terreiro.
   
IABÁ:
é a responsável pela cozinha do terreiro, pela confecção dos ageuns, amalás, e toda e qualquer comida necessária nos trabalhos.
   
COTA:
é subordinada e substituta da IABÁ (só utilizada nos terreiros de Nação).
   
SAMBA:
médium (mulher) em desenvolvimento.
   
IAÔ:
médium (mulher) com feitura no Santo.
   
MÃO DE FACA:
médium preparado especialmente para efetuar toda e qualquer matança de animais, quando necessário (muito usado em Nação)
   
MÃO DE OFÁ:
médium preparado especialmente para fazer a colheita e a quinagem das ervas usadas na Umbanda, para amacís, confirmações, assim como para remédios e banhos de descarga.
   
OGÃ CALOFÉ:
é o responsável por toda a corimba à ser puxada no terreiro, é também instrutor de toques de atabaque, assim como responsável, abaixo da Mãe pequena, pelo desenvolvimento do Pé de Dança, médium preparado especificamente para isto.
   
OGÃ DE ATABAQUE:
médium preparado, exclusivamente para os toques de atabaque.
   
OGÃ DE CORIMBA:
médium preparado, exclusivamente para a puxada da corimba (pontos cantados), respondendo diretamente ao Ogã Calofé, à Mãe Pequena, ou em última instância, ao chefe do terreiro.
   
CAMBONE:
médium (homem) em desenvolvimento.
   
CASSUTÉS:
médiuns (homens) com feitura no Santo.

NOTA: nos terreiros de Nação todos os médiuns, quer homens quer mulheres, com Feitura no Santo, chamam-se IAÔS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário