Quem sou eu

Minha foto
A Umbanda tem como objetivo fundamental a libertação espiritual dos seus seguidores, protegendo as pessoas e incentivando-os à prática do bem e da caridade, sob o amparo do Evangelho deixado por Jesus Cristo. As sessões de Terreiro trazem importantes contribuições ao progresso espiritual de seus freqüentadores, sejam eles Médiuns ou Consulentes, buscando o intercâmbio com Deus e a Espiritualidade Superior, trazendo para todos fluidos benéficos de paz, saúde espiritual e até mesmo saúde física;

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

COLARES (GUIAS)

A Guia (colar) é um ponto de referência e atração entre a Entidade e o médium. Ela é preparada para que haja maior facilidade de comunicação, ou um elo mais firme entre a Corrente Vibracional do Astral Cósmico e a Corrente Vibracional material dos médiuns.
   
A Confecção da guia, obedece quanto ao número de contas, uma das três séries, à saber:
Série de 7:  Médiuns em preparação e etc.
Série de 5:  Médiuns que terão sub-comandos
Série de 3:  Médiuns que terão Comando
   
Na série de 7 estão incluídos os médiuns em preparação (desenvolvimento) e também os que, embora suas Entidades já tenham permissão para dar passes, consultas e participem de determinados trabalhos, jamais poderão alcançar as séries superiores, pois que assim está predeterminado em seu Karma.
   
Nesta série, as guias constam de 7 contas brancas, alternadas por uma conta da cor do Eledá, que de acordo com os méritos e a evolução, se acrescentará uma conta do Eledá, retirando uma branca, a cada ano, até perfazer 7 contas de cor e 1 branca.
   
Na série de 5, os médiuns são preparados para sub-comandos ou para substituí-los, à saber: Iaba, Mão de Faca, Mão de Ofá, e Ogam Calofé.
   
Nesta série as guias constam de 5 contas brancas, alternadas por uma conta da cor do Eledá, que de acordo com o mérito se acrescentará uma conta do Eledá, retirando-se uma branca a cada 3 anos, até perfazer 5 contas do Eledá e 1 branca.
   
Na série de 3 estão incluídos todos os médiuns, que tiverem por Karma, que ser preparados para comando: Cambone de Ebó, Pai ou Mãe Pequenos, subchefe e Chefe de Terreiro (Babalorixá ou Ialorixá).
   
Nesta série, as guias constam de 3 contas brancas, alternadas por 1 da cor do Eledá, que de acordo com os méritos, se acrescentará uma conta do Eledá, retirando 1 branca a cada 7 anos, até perfazer 3 contas do Eledá e 1 branca.
O mérito para o acréscimo nas guias, é sempre determinado pelo Comando do Terreiro, ou seja pelo Guia Chefe do Terreiro (ou Orientador), os subchefes Espirituais; nunca pela própria Entidade incorporante, no referido médium.
   
O médium, no decorrer do seu preparo, deverá receber as seguintes guias (colares):
  1. Guia de Oxalá: dada ao médium como segurança, após o seu Amacís e Batismo na Lei
  2. Guia do Obreiro: dado ao médium em consonância com a Entidade que ficará responsável pelo médium.
  3. Guia do Capangueiro: dado ao médium, com autorização da Entidade (acima) responsável pelo mesmo, afim de elo de ligação entre o médium e o empregado (Exu) da dita Entidade.
  4. Guia de Orixás: guias de referência aos Orixás que mais influem no médium (1 Adjutor e Adjutor Auxiliar).
  5. Guias do Eledá: guias com contas da cor do Eledá.
A – Pai de cabeça
B - Mãe de cabeça

Um comentário:

  1. as guias poderm ser de cristal 8mm ou tem que ser das leitosas e pequenas fios de contas

    ResponderExcluir