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A Umbanda tem como objetivo fundamental a libertação espiritual dos seus seguidores, protegendo as pessoas e incentivando-os à prática do bem e da caridade, sob o amparo do Evangelho deixado por Jesus Cristo. As sessões de Terreiro trazem importantes contribuições ao progresso espiritual de seus freqüentadores, sejam eles Médiuns ou Consulentes, buscando o intercâmbio com Deus e a Espiritualidade Superior, trazendo para todos fluidos benéficos de paz, saúde espiritual e até mesmo saúde física;

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ERVAS - Relação por ORIXÁ

Na Umbanda, utiliza-se litúrgica e ritualisticamente, as ervas de nossa flora para amacís, mantações, banhos de descarga, etc. As Plantas dos Orixás se dividem em 3 grupos primordiais, à saber: POSITIVAS, NEGATIVAS e NEUTRAS.

Elas são assim catalogadas, conforme a fase lunar da colheita.
A.  Positivas - deverão ser colhidas nas fases Crescentes ou Cheias
B.  Neutras - deverão ser colhidas na fase Nova
C.  Negativas - deverão ser colhidas na fase Minguante

Entretanto a sua polarização final vai sempre depender das seguintes condições explícitas:
1.   Vibração de quem vai usá-la
2.   Vibração das demais ervas utilizadas
3.   Vibração da intenção com que serão usadas

POSITIVAS: são ervas que, quando usadas, só positivam, não podendo ser intrinsecamente usadas para outro tipo de trabalho.

NEUTRAS: são todas as ervas que servem para, material ou espiritualmente, neutralizar o efeito de outras ervas, o efeito de doenças, assim como o efeito de vibrações negativas e/ou positivas.

NEGATIVAS: são ervas usadas explicitamente para negativar.

A erva é sempre positiva quando colhida nos dois primeiros dias da lunação respectiva; a dita erva torna-se neutra quando colhida nos 3o, 4o e 5o dias da lunação, e negativa quando colhida nos 6o e 7o dias da lunação.
Diz-se Dia de Lunação, porque as ervas devem ser colhidas das 6hs às 18hs, portanto sob o efeito dos raios solares (apesar de regidas pelas fases da lua).

Jamais deve-se colher uma erva antes das 6hs ou depois das 18hs, como também, nunca se deve plantar qualquer erva no mesmo período.

As ervas devem ser usadas de três formas diferentes:
A.   Para efeito medicinal
B.   Para efeito litúrgico
C.   Para efeito ritualístico

A) Para efeito medicinal, as ervas podem ser usadas:
I.     Como tratamento preventivo
II.    Como tratamento normal da doença
III.   Como abortivo rápido e definitivo da referida doença


NOTAS
I.   Para uso preventivo, as plantas devem ser colhidas nos 1o e 2o dias da lunação respectiva.
II.  Para uso no tratamento normal da doença as plantas devem ser colhidas nos 3o , 4o e 5o dias da lunação respectiva.
III. Para uso como abortivo as plantas devem ser colhidas sempre no 6o e 7o dias da lunação respectiva.

B) Para efeito litúrgico, as ervas podem ser usadas:
I.   Como imã, para atrair as vibrações do Orixá desejado.
II.  Como neutralizante entre duas forças ou Orixás.
III. Como ação repulsiva ao Orixá não desejado.

NOTAS
I.  Como imã, as ervas devem ser colhidas nos 1o, 2o e 3o dias da lunação respectiva.
II. Como neutralizante, as ervas devem ser colhidas nos 3o, 4o e 5o dias da lunação respectiva.
III.  Para efeito repulsivo, as ervas devem ser colhidas nos 6o e 7o dias da lunação respectiva.

C) Para efeito ritualístico, as ervas podem ser usadas:
I.    Como afirmação ou concordância de efeito litúrgico.
II.   Como equilíbrio entre as forças vibratórias implantadas durante a ação litúrgica.
III.  Como discordância com as forças imantadas.
  
Entende-se por força imantada, toda a vibração atuante no Ser, mesmo que seja à revelia do mesmo.

NOTAS
I.    Como afirmação, as ervas devem ser colhidas nos 1o e 2o dias da lunação respectiva.
II.   Como equilíbrio, as ervas devem ser colhidas nos 3o, 4o e 5o dias da lunação respectiva.
III.  Como discordância (descarga), as ervas devem ser colhidas nos 6o e 7o dias da lunação respectiva.

RELAÇÃO DAS ERVAS POR ORIXÁS

LINHA DE OXALÁ:
arruda, arnica, laranja da terra (folhas), hortelã, poejo, girassol, vassoura branca, erva de Oxalá, erva cidreira, alecrim do campo, levante, alecrim miúdo, bambu (folhas), erva quaresma.
   
LINHA DAS SENHORAS:
lágrimas de Nossa Senhora (folhas), mastruço, rosa branca (folhas), pariparoba, orirí de Oxum, erva de santa luzia, espada de santa bárbara, trevo (folhas), quina roxa, abóbora dantas, vitória-régia, açucena, erva de santa bárbara, malva rosa, suma roxa.
    
LINHA DE IBEJI:
amoreira (folhas), alfazema, salsaparrilha, manjericão, ipecacuanha, anil (folhas), capim pé de galinha, arranha gato.
   
LINHA DE XANGÔ:
limoeiro (folhas), erva lírio, café (folhas), saião (folhas), erva de são joão, abre caminho, quebra mandinga, erva de Xangô, quebra-pedra, Rui Barbo, louro, aperta ruã, Maria Nera, erva Moura, Maria Preta, erva de bicho.
    
LINHA DE OGUM:
comigo ninguém pode, espada de Ogum, lança de Ogum, flecha de Ogum, cinco folhas, jurupitã (folhas), jurubeba (folhas), musgo (marinho), ipê (folhas), losna, romã (folhas), sabugueiro, erva de coelho.
   
LINHA DE OXÓSSI:
picão do mato, cipó caboclo, barba de milho, mil folhas, funcho, fava de quebranto, gervão roxo, tamarindo (folhas), alecrim do mato, boldo, malvarisco, sete sangrias, unha de vaca, azedinha, chapéu de couro, grama barbante.
   
LINHA DAS ALMAS:
café (grão), guiné pipíu, arruda (folhas), cambará, sete folhas, aroeira (folhas), erva grossa, vassoura preta, cravo de defunto, mal com tudo, cipó cabeludo.

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