Quem sou eu

Minha foto
A Umbanda tem como objetivo fundamental a libertação espiritual dos seus seguidores, protegendo as pessoas e incentivando-os à prática do bem e da caridade, sob o amparo do Evangelho deixado por Jesus Cristo. As sessões de Terreiro trazem importantes contribuições ao progresso espiritual de seus freqüentadores, sejam eles Médiuns ou Consulentes, buscando o intercâmbio com Deus e a Espiritualidade Superior, trazendo para todos fluidos benéficos de paz, saúde espiritual e até mesmo saúde física;

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ORIXÁ, JUNTÓ E ADJUNTÓ

ORIXÁ
São Seres Divinos de capacidade e poder superior aos dos espíritos. Divindades naturais que o nosso Pai Maior (Deus) nos abençoou, são eternos e Tronos Divinos manifestadores das vontades de Olorum, são eles regentes das dimensões naturais.

Os orixás fazem parte da Natureza, em cada ponto de força eles vibram energia cuidando e dedicando-se ao local do qual é regente, ao seu crescimento e evolução.
Olorum (Deus) criou os Orixás para cuidar da vitalidade destes pontos de força. Deus gerou a todos os orixás de uma só vez, porém, cada um deles saiu de sua matriz geradora em tempos diferentes, dando a entender porque uns são mais velhos e outros novos

ORIXÁ ANCESTRAL
É aquele que encantou o Ser assim que ele foi gerado por Deus em sua formação e o distinguiu com sua essência original e natureza íntima eterna.

Ele atua no chacra coronário (centro da cabeça, ori ou coroa) dando equilíbrio ao orixá de frente. Podemos encarnar milhões de vezes sob as mais diversas irradiações e nunca mudará a nossa natureza íntima.

Na ancestralidade todo Ser macho é filho de um orixá masculino e todo o Ser fêmeo é filha de um orixá feminino. Um ser positivo (macho) poderá ser um Ser positivo ou negativo energeticamente falando em seu estado e vice versa, mediante as outras aulas no centro. Todo o espírito, ao reencarnar, recebe um par de protetores naturais do regente planetário.

ORIXÁ DE FRENTE
É o Orixá que nos rege na atual encarnação. Este orixá conduz os seres numa direção na qual absorverá suas qualidades abrindo-lhes novos campos de atuações e crescimento interno.

Ao cultuarmos nosso orixá também cultuamos as forças elementares de cada ponto de força como: a água, terra, ar e fogo. Essas forças em equilíbrio produzem uma grande energia que nos auxiliam em nosso dia-à-dia favorecendo o nosso destino.

Uma vez que cultuamos as forças da natureza (Orixás) que pertencem a (Deus), estas nos ensinam a manipular essas energias individualmente, vibrando com elas cada vez que vamos à um ponto de força.

ORIXÁ ADJUNTÓ
Este orixá é aquele que faz par com o nosso orixá de frente, ora indiferente ou estimulando-nos sempre que necessário, visando o equilíbrio íntimo do Ser e o crescimento interior permanente.

Existem sete naturezas masculinas e sete femininas tão marcantes que é impossível ao bom observador não enxergá-las nas pessoas.

As entidades de trabalho normalmente servem ao orixá adjuntó nos gestos e nas iniciativas das pessoas, já que é por intermédio do emocional que ele atua, refreando os instintos dos médiuns, apassivando seus emocionais.

O orixá entra em nossa vida terrena para nos auxiliar (os médiuns), que são os trabalhadores espirituais comandados pelo adjuntó, a exemplo os nossos amados Exus, juntamente com as vibrações originais do Divino Criador.

A sete vibrações originais são: Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração.


ORIXÁ DA COROA
Localização do ponto de força de recepção energética: Alto da cabeça.

COROA.
Irradia para o nosso caminho espiritual, nos doando qualidades atributos e atribuições necessárias a nossa evolução espiritual, ou mesmo absorvendo os excessos.

ORIXÁ DE FRENTE
Localização do ponto de força de recepção energética: Entre as sobrancelhas, meio da testa (3º olho).

Irradia para o nosso caminho material, nos doando qualidades atributos e atribuições necessárias a nossa vida física presente, ou mesmo absorvendo os excessos.

ORIXÁ JUNTÓ
Localização do ponto de força de recepção energética: Em toda a extensão da nuca.

Irradia, auxilia-nos com suas qualidades atributos e atribuições, o aprendizado das verdades divinas, adquiridos em vivenciações passadas, bem como ao equilíbrio dos erros cometidos, a fim de nos reequilibrarmos no presente para a nossa evolução.

Obs: A palavra juntó é um designativo regional e foi adjudicada do termo adjunto, que quer dizer: algo em aporte; auxílio; junto; do lado.

ORIXÁ DA DIREITA
Localização do ponto de força de recepção energética: Na região acima da orelha direita.

É aquele que irradia com suas qualidades, atributos e atribuições, a nossa direita, ou seja, o nosso consciente, o nosso pólo positivo e as virtudes humanas (absorvendo os excessos ou irradiando a falta).

O lado direito do nosso cérebro físico e do cérebro espiritual comanda o nosso emocional, refletindo o nosso “Eu positivo”, ou seja, o da justiça, do bom combate, do bom caminho, da vereda certa e da vida verdadeira. É o lado que reflete as nossas “virtudes”. É o lado da Espiritualidade Maior; o lado da realidade.

O lado direito dos que vivem com Deus, cumprindo-lhe as Leis.

ORIXÁ DA ESQUERDA
Localização do ponto de força de recepção energética: Na região acima da orelha esquerda.

É aquele que irradia com suas qualidades, atributos e atribuições a nossa esquerda, ou seja, o nosso inconsciente, o nosso pólo negativo, os defeitos humanos (absorvendo os excessos ou mantendo o equilíbrio).

O lado esquerdo do nosso cérebro físico e do cérebro espiritual comanda o nosso racional, refletindo o nosso “Eu negativo”, ou seja, o das injustiças, da inércia, do mau caminho, das incertezas e da vida ilusória. É o lado que reflete os nossos “defeitos”; o lado das ilusões.

O lado esquerdo é dos que estão apenas vivendo para o mundo e desejando-o muito sem Deus.

Com tudo isso, não estamos dizendo que existem Orixá que comandam as nossas virtudes ou os nossos defeitos, mas sim, que Eles estão a postos, a fim de nos auxiliar absorvendo os excessos ou irradiando a falta daquilo que nos é importante em nossa escalada evolutiva.

A cada encarnação, de acordo com as nossas necessidades, os Orixás de coroa, frente, juntó, de direita e de esquerda são trocados, estimulando, paralisando, renovando, direcionando, etc., aquilo que esta nos faltando ou que esta em excesso em nossas vidas.

Basta sabermos, com certeza, os Orixás que regem a nossa coroa, frente, juntó, de direita e de esquerda e seremos sabedores das nossas virtudes, falhas e excessos, a fim de efetuarmos com êxito a nossa Reforma Íntima.

Se conhecermos as regências da pessoa é possível fazer uma previsão de como será o temperamento desta pessoa e a maneira como ele encara a vida e seus relacionamentos, através dos Orixás que o regem.

TRECHO EXTRAIDO DO LIVRO: O ABC DO SERVIDOR UMBANDISTA
AUTORIA: PAI JURUÁ – NO PRELO

6 comentários:

  1. Minha Gratidão.Pelos ensinamentos aqui.bjus.

    ResponderExcluir
  2. Minha Gratidão.Pelos ensinamentos aqui.bjus.

    ResponderExcluir
  3. Digite seu comentário...Gratidão...

    ResponderExcluir
  4. O orixá ancestral atua na coroa em auxílio, mas não é o orixá da coroa do médium? Séria ele o que chamam no candomblé de ori? Ele diante das várias migrações do espírito reencarnante não muda é isso? Muito complexo! Então se o ser reecarnante mergulhar em um corpo masculino mesmo sendo ele no momento de sua criação envolvido por uma energia negativa isso não pode acontecer? Ele forçosamente teria que vir em corpo feminino? Desculpe a ignorância. Se possivel for me dê uma explicação mais detalhada neste e-mail: romjarpe@gmail.com

    ResponderExcluir